Hospital Saint Nicholas

Por meio de técnicas minimamente invasivas, o Serviço de Hemodinâmica obtém dados funcionais e anatômicos que permitem diagnosticar, em pouco tempo, eventuais alterações cardíacas. Esses métodos representam um grande aliado para a Cardiologia. Ao diagnosticar e localizar uma obstrução arterial por meio de cateterismo, por exemplo, é possível realizar rapidamente o procedimento mais adequado. A rapidez entre o diagnóstico e o início do tratamento muitas vezes é um fator fundamental para a sobrevivência do paciente. Além de ser utilizado em casos de emergência, o cateterismo é um valioso instrumento para o diagnóstico preventivo. Diante de uma suspeita de obstrução da artéria coronariana, são inseridos cateteres nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços e guiados até o coração.

Em seguida, são aplicadas injeções de contraste iodado pelo cateter, o que permite visualizar as artérias coronárias, as câmaras e valvas cardíacas. Após o procedimento, são geradas imagens que permitem diagnosticar alterações cardíacas, num procedimento que dura, ao todo, cerca de dez minutos. Se observada alguma obstrução, o cardiologista pode indicar a angioplastia. 

Outros importantes benefícios da Hemodinâmica são a rápida recuperação do paciente, a redução de sequelas e a possibilidade de tratamento de pacientes idosos ou com doenças crônicas graves. Com esses métodos, não é necessário submeter o paciente ao risco de uma cirurgia invasiva.

Saiba como chegar até o nosso hospital